Consulta

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O locutor esportivo de tv alvo da bronca da vovó

José Vanilson Julião
Jornalista

Dia desses li uma postagem do cronista-escritor Rubens Manoel Lemos, filho, sobre a bronca da avó dele, a professora Maria do Carmo, contra um locutor esportivo, cujo nome não fora declinado.

O narrador havia ironizado e ridicularizado o apelido do atacante Bagadão, durante uma partida do América de Natal, pelo campeonato brasileiro ou nacional, contra um time carioca.

Tenho o pressentimento que li um texto sobre o mesmo assunto em uma coluna assinada por Rubens M. L. Filho no desativado diário vespertino O Jornal de Hoje.

Fiquei, então, martelando o nome do profissional na cabeça. Querendo recordar a identificação do personagem da história. Pois sou testemunha ocular e auricular.

Na noite da segunda-feira (18/10) aconteceu o estouro de surgir dos escaninhos da memória o nome do homem: Carlos Lima. E para não ser traído pelo tempo fiz quatro tentativas no Google.

Confirmei pela narração dele de um Vasco 2 x 2 pela Rede Tupi, em 1975, emissora em que apresentava o programa Operação Esporte, no final da manhã e começo da tarde, pelo canal do Rio de Janeiro.

Entretanto o caso em questão aconteceu na noite da quarta-feira (10/4/1974), durante a transmissão de Olaria 1 x 2 América, no Estádio São Januário, do Vasco, na Zona Norte.

Foi um jogo isolado. Complemento da rodada sete (ou 10?) da primeira fase (Grupo A). Em Natal não existia canal comercial de TV.

Apenas antenas ou links retransmissores das televisões Rádio Clube (Diários Associados) e Jornal do Comércio.  Ambas de Recife, capital pernambucana.

Por isso quem entrou em cadeia a emissora estatal, pública e educativa TV Universitária (canal cinco), tendo como concessionária a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A TV U entrava na Região do Seridó por uma repetidora da Telern instalada na Serra de Santana. Possibilitou minha assistência ao imbróglio do locutor. Em Cerro Corá.

A discriminação geográfica gerou repercussão entre os potiguares e a reclamação de dona Maria do Carmo chegou ao Congresso Nacional, precisamente na Camara dos Deputados.

Narra Rubinho que o deputado federal Henrique Eduardo de Lira Alves (MDB), no primeiro mandato, torcedor americano, discursou. E Carlos Lima pediu penico e se desculpou.

João de Deus Gondim Teodósio (67), o “Bagadão”, é campeão estadual em 67/69/74/75/77 e da Taça Almir (73). Paraibano de Areia, é cidadão natalense desde 2011.

PS: no ano anterior América 0 – 2 Olaria. No ‘Castelo Branco’. Depois ‘João Machado’. No local, hoje, a ‘Arena das Dunas’.

FICHA TÉCNICA
Olaria: Jorge Vitório, Batata, Beto, Gilberto, Moreira, Dirceu Alves (Carlos Antonio), Djair, Roberto Pinto, Antoninho, Jair Picerni e Mickey. Treinador: Paulinho de Almeida
América: Ubirajara, Cosme, Mário Braga, Djalma Linhares, Ivan Silva, Paúra, Almir (Ronaldinho), Garcia, Bagadão Washington e Mozart (Afonsinho). Treinador: Sebastião Leonidas da Silva
Árbitro: José de Assis Aragão/RJ
Gols: Washington 40, Antonio 44 e Bagadão 89

Cartão vermelho: Beto e Paúra

Nenhum comentário:

Postar um comentário