Consulta

terça-feira, 21 de abril de 2015

As ‘façanhas’ únicas do América de Natal e da Seleção

O Alvirrubro terminou em segundo lugar, no campeonato potiguar, e o Brasil em terceiro, na Copa da Argentina, sem perder uma partida

José Vanilson Julião
Jornalista

Enquanto a torcida alvinegra e a imprensa esportiva focam a possibilidade do ABC ser campeão estadual sem perder nenhuma partida, é sempre bom lembrar que o América, talvez, seja o único clube do País a ser protagonista de uma ‘façanha’ alcançada pelo selecionado brasileiro de futebol.

Na primeira fase do Mundial de 1978 a seleção ‘Canarinho’ empatou em 1 a 1 com a Suécia na estréia. Em seguida mais um empate, sem abertura de contagem, com a Espanha. Classificou-se, em segundo lugar no grupo, com uma vitória sobre a Áustria (1 a 0), a primeira colocada.

Na segunda fase ganhou do Peru (3 a 0), empatou com a Argentina (0 a 0) e ganhou do selecionado polaco (3 a 1). Ficou em segundo com o selecionado argentino em primeiro, que havia ganho do Peru por 6 a 0, e alcançara um maior saldo de gols.

Na decisão do terceiro lugar, no Estádio Monumental de Nuñes (Buenos Aires), na tarde do sábado (24 de junho), o Brasil ganha, de virada, da Itália. Gols de Causio (38), Nelinho (64) e Dirceu (72).

Destaque para o gol do lateral Nelinho, um chute de fora da área, quando a bola fez uma curva e venceu o goleiro Dino Zoff. Na ocasião o falecido treinador Cláudio Coutinho classificou o Brasil como “campeão moral”.

INVICTO
O campeonato estadual de 1978 contou com a participação de 12 equipes: ABC (campeão), América (vice), Potiguar de Mossoró (terceiro colocado), Baraúnas (quarto lugar) e Alecrim (quinto).

Mais: Corintians, Potyguar (Currais Novos), Macau, Atlético, Força e Luz, Riachuelo e Ferroviário (lanterna da competição).

O América terminou com 20 partidas, três a menos que o ABC e duas a menos que a dupla mossoroense. Porém acabou com 13 vitórias e sete empates, enquanto o principal rival obteve uma vitória a mais, com o mesmo número de empates, mas contou com duas derrotas.

O ABC ganhou os dois primeiros turnos e o América o terceiro. Com isso o Alvinegro conseguiu a vantagem na partida final.

O aproveitamento dos quatro primeiros colocados: América (82,50%), ABC (76,08), Potiguar (63,63) e Baraúnas (52,27).

FINAL
ABC 1 x 1 América
Data: 13 de dezembro
Estádio: Castelo Branco
Arbitro: Arnaldo César Coelho/RJ
Gols: Marinho Apolonio 32 e Tinho 43
Público: 18.442
Renda: Cr$ 462.870,00
ABC: Hélio, Vuca, Domício, Cláudio Oliveira, Noronha, Baltasar, Danilo Menezes, Noé Soares, Tinho, Paulo César (Júnior) e William (Arié). Treinador: Valdemar Carabina
América: Zé Luis, Ivan Silva, Ronaldo Alves, Argeu, Sérgio, Ubirani, Marinho, Davi, Ronaldinho, Aloísio e Gilmar (Dotto). Treinador: Paulo Mendes


*Com dados da CBF, blog do Tubasso e do livro “Fusão – Uma Proposta Explosiva”, do radialista, comentarista esportivo mossoroense Lupércio Luiz de Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário