Consulta

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Acaba coluna de Everaldo Lopes na “Tribuna do Norte”

José Vanilson Julião
Jornalista
Não li em nenhum dos poucos mais de 20 blogs, sites e portais potiguares, principalmente os da capital do RN (Natal), tampouco entre os quase 700 amigos que mantenho na minha página de uma rede social da internet, qualquer menção sobre o fim da coluna ‘Apito Final’, que era de responsabilidade do jornalista Everaldo Lopes Cardoso, no diário matutino “Tribuna do Norte”.
O espaço do veterano repórter e comentarista esportivo de 84 anos, dos são 55 dedicados a cobertura do setor, foi descartado e consumado com a demissão de Everaldo Lopes, acontecida no começo desta semana. 
A última coluna, ainda realmente escrita por ele, foi publicada no domingo, dia 5, um dia ou dois dias antes de ser comunicado que não mais fazia parte da Editoria de Esportes da mídia impressa que acabou de comemorar 65 anos de fundação, pelo deputado federal, governador e ministro Aluizio Alves, junto com amigos, entre eles o depois desafeto político, o governador e senador Dinarte de Medeiros Mariz.
Salvo engano a coluna ainda fora inserida na edição da terça-feira (7/4), mas assinada interinamente pelo repórter Vicente Estevam Ferreira. Entretanto, nos dias subseqüentes o espaço destinado ao “Apito Final” é substituído por comentários e notas, em dias alternados, dos radialistas componentes da equipe de esportes da Rádio Globo AM (antiga Cabugi), o narrador gaúcho Marcos Lopes e o comentarista Pedro Neto.
Pedro Neto, por exemplo, já escrevia, também se não me falha a memória, uma coluna durante a semana e ao domingo. Agora confirma que passa a escrever três vezes por semana: terça, quinta e sexta. Assim Lopes fica com a quarta e o sábado. O domingo não sei com quem fica. Vamos descobrir nesta edição dominical. O jornal, todos sabem, não circula na segunda.
Everaldo começou no jornalismo esportivo no final dos anos 50. No condomínio: “Diários e Emissoras Associados”. Escreveu para o vespertino depois matutino “Diário de Natal”, atualmente desativado, e na edição dominical, “O Poti”. Em 1988 chegou a “TN”. Em 2006 publica o livro “Da Bola de Pito ao Apito Final” (negrito do blog).
Agora, com a aposentadoria, deve se dedicar a uma segunda edição da obra, com informações e dados complementares. O livro é obrigatório para quem quer saber sobre a história do futebol, ao lado de “Os Esportes em Natal”, do falecido José Procópio Filgueira Neto, assim como as plaquetes de Luiz G. M. Bezerra e o blog do radialista e pesquisador Marcos Trindade, ex-plantonista esportivo da Rádio Poti, atual Clube AM.

PS: tive a satisfação de ler no livro de Everaldo a citação do “JORNAL DO TORCEDOR”, criado por mim e Edilson Cavalcanti, com circulação de apenas duas edições, encerrado por dificuldades, no começo dos anos 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário