Consulta

domingo, 15 de março de 2015

Sites brasileiros repercutem arrazoado sem prova da revista analítica "on line" 'New Eastern Outlook' (NEO)

Artigo é uma colcha de retalhos de informações da imprensa nacional e internacional

Recentemente pelo menos dois sites brasileiros mais a esquerda repercutiram o artigo “Um por todos e todos pelo pré-sal”, do engenheiro norte-americano William Engdahl, publicado em 18 de novembro do ano passado, na revista eletrônica New Eastern Outlook.
O articulista alerta que o governo dos Estados Unidos quer reconquistar os “direitos” no Brasil, “perdidos” com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, e que “age” para derrubar a presidente Dilma Vana Roussef (PT).
Sem entrar direto no cerne da questão ou no arrazoado do texto do americano, no qual, logo no primeiro parágrafo, afirma, que a presidente recém eleita “sobreviveu a uma campanha maciça de desinformação do Departamento de Estado estadunidense” e que Washington abriu uma nova ofensiva contra um dos líderes chaves do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), resolvi fazer uma rápida pesquisa na internet para conhecer a NEO.
Primeiro ela informa no site que é uma revista eletrônica analítica e não uma revista de grande tiragem, como disse um dos sites nacionais, a depender de que nada encontrei sobre uma edição impressa, com tiragem e circulação, nem data de fundação, a não ser que está na rede mundial de computadores desde 2010.
Sendo que, pela internet, tem versões para o continente asiático (regiões central, oriental, sudeste e sul), Médio Oriente, Cáucaso e África. Na Ásia Oriental tem versões para o Japão, China e Coréia do Sul. Para Oriental tem para cinco ex-repúblicas socialistas soviéticas, mais o Afeganistão. No Sudeste Filipinas e Vietnam. Sul: Paquistão e Índia.
No Médio Oriente: Egito, Israel, Síria, Iraque, Iemen, Palestina, Qatá e Arábia Saudita. Erradamente, inclui no Médio Oriente países do norte do continente africano, como Líbia e Tunísia, além do asiático Irã e do sul-americano Peru! No Cáucaso: Geórgia e Armenia. Africanos: Argélia e Mali. Ambos países na área do deserto do Saara.
O site NEO tem 20 parceiros. Somente não consegui detectar qual a cidade ou estado americano de origem.
O artigo sobre o Brics e Dilma está entre os cinco artigos mais populares, ao lado de um a cerca do “renascimento” russo e um comentário a cerca da Al Qaeda.
Enfim, o artigo sobre o Brasil não passa de uma coletânea de reportagens da imprensa nacional e internacional.
Não traz qualquer prova ou indicação de um contragolpe americano. A conferir...


Nenhum comentário:

Postar um comentário