Consulta

terça-feira, 24 de março de 2015

As gafes e ‘pérolas’ dos blogs, sites e portais

Recentemente publiquei um artigo, em postagem anterior, comentando detalhes encontrados em alguns blogs dos municípios do interior do Rio Grande do Norte e da região metropolitana ou Grande Natal, principalmente sobre o uso exagerado, exagerado mesmo, de fotografias, a maioria sem condições técnicas.

Bem antes mesmo, há pouco mais de um ano e meio, publiquei comentário no quinzenal “JORNAL A ESPERANÇA”, a cerca de gafes cometidas por blogs, sites e portais, até mesmo os famosos e tradicionais (nacionais e internacionais), inclusive de companhias americanas, como é o caso do “Yahoo”.

Alguns erros são ocasionais e não denotam tanta capacidade e pode ser até mesmo desatenção, como acontecia nos jornais impressos. Exemplificamos neste título: - O conto compartilhado: Especialistas alertam para o perigo dos boatos. (A letra “e” de “especialistas”, não poderia ser maiúscula ou caixa alta, pois não é “sujeito”, “nome próprio” ou citação de frase).

Durante a campanha eleitoral do ano passado, um blogueiro noticiou que, “Infelizmente”, o então deputado federal e presidente da Camara, Henrique Eduardo de Lira Alves (PMDB), disputaria o segundo turno do governo estadual com o então ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa, o vice-governador Robinson Mesquita de Faria (PSD).

Nesta manhã de terça-feira, a cerca da queda de um avião na cadeia de montanhas dos Alpes, ao sul da França (Europa), o “Yahoo” ilustrou a reportagem com a fotografia de uma aeronave supostamente idêntica a envolvida no acidente, da companhia “Germanwings”, enquanto um portal desta capital resolveu publicar uma foto, mas de outra empresa!

Engraçado mesmo é a notícia de um blog do interior, noticiando o provável suicídio de um agricultor residente na zona rural de Ipueira/RN, encontrado em um curral nas proximidades da casa, no sítio Carnaúbas.
Há quatro dias fora descoberto que o agricultor molestava a filha de 15 anos desde os 10 anos de idade.

Jocélio Silva de Lima, 42 anos, fugiu de casa assim que soube que a filha havia contado o fato para a mãe. O agricultor esteve em casa na tarde do sábado (21).

Um agricultor amigo da família foi tirar o leite do gado na manhã de domingo e encontrou o corpo de Jocélio com sinais claros de enforcamento.

A gafe explícita para os mais atentos, com negrito nosso, está no seguimento do parágrafo anterior: “Cabendo a polícia identificar a autoria, sendo a própria vítima o principal acusado.” Mais: “O Itep deverá emitir laudo “formal” apontando a causa da morte.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário